sábado, 17 de março de 2007

AS CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
# Os seres vivos possuem características comuns. Com nutrientes que reagem em processos de respiração, excreção e reprodução; interagindo com o ambiente e evoluindo.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA – Relacionada aos compostos químicos do carbono associados a hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e fósforo; formando moléculas complexas e inanimadas mas que quando interagem em um complexo sistema geram a vida.
METABOLISMO – É o conjunto de reações químicas que ocorrem nas células, podem ser divididos em anabolismo ( construção de moléculas - fotossíntese) e catabolismo ( destruição de moléculas - respiração).
CRESCIMENTO – Característica na qual os organismos aumentam a proporção dos seu corpos. Processo este que ocorre de dentro para fora ao contrário dos compostos inorgânicos que crescem de fora para dentro com a deposição de materiais.
HEREDITARIEDADE – Transmissão de características genéticas de pais para filhos através de estrutura complexa chamada de DNA, uma molécula linear que contém os genes, as partículas que transmitem esses padrões hereditários.
REPRODUÇÃO – Mecanismos reprodutivos onde os seres vivos originam novos indivíduos.
EVOLUÇÃO – Pela evolução, desenvolvem-se novas combinações do material genético e, conseqüentemente, novas formas de vida. A evolução somente é possível porque a hereditariedade é um processo flexível, permitindo a um descendente , em algumas situações, apresentar uma característica que seu ancestral não possuía. Esse fenômeno de alteração do material genético é denominado mutação, que é o principal fator para o desenvolvimento de novas espécies.
INTERAÇÃO COM O AMBIENTE – Os seres vivos interagem com o meio em que vivem, respondendo a estímulos ambientais. È o caso do Camaleão que quando ameaçado muda de cor imitando o ambiente onde se encontra se camuflando afim de não ser reconhecido e atacado.

Nenhum comentário: